A Marazul recomenda aos nossos investidores, que ao realizar o financiamento de um lote, já possua o conhecimento desses impostos para planejar os custos que obterá apôs a compra.
Todo mundo já ouviu falar sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), um imposto voltado para as propriedades de construção no meio urbano, sendo cobrado anualmente pela prefeitura com o objetivo de aplicar a arrecadação diretamente em novas obras e reformas da cidade.
Sendo o proprietário o responsável pelo seu pagamento, seja residencial ou comercial, lembrando que o IPTU incide sob cada construção ou terreno isso significa que caso possua mais de um terreno, terá que pagar dois IPTU.
Vale ressaltar que o IPTU é para lotes construídos no meu urbano, para áreas rurais temos o Imposto Territorial Rural (ITR).
Qual o seu objetivo ?
Para permitir que as prefeituras consigam arrecadar fundos para aplicá-los na melhoria da cidade, com obras, reformas, salário dos servidores, possuindo também o dever de controlar os preços das propriedades.
Como é feito este calculo ?
O valor do IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel, sendo o preço baseado em critérios utilizados pelo Poder Público, correspondendo a seguinte fórmula para cobrança exata:
Como posso consultar o IPTU ?
Realizar este tipo de consulta é fácil e prático, porém pode variar de munícipio para munícipio.
No entanto, o modo mais utilizado, é sempre pelo site da prefeitura que está localizado o seu imóvel, basta procurar pelo serviços de IPTU e inserir o seu CPF ou a Inscrição Imobiliária referente ao terreno que pode ser encontrada com a construtora da região ou direto no Cartório de Registro Imóveis.
E para pagar, como faço ?
O dono da área recebe em sua casa o carnê referente aos pagamentos que deverá ser realizado em Casas Lotéricas, Agências Bancárias ou até mesmo pelo seu celular com PIX.
A prefeituras disponibilizam o pagamento à vista ou a prazo, chegando a dar descontos para pagamentos à vista.
Caso você estiver com débitos antigos em aberto sob a propriedade, o mais indiciado e que faça o parcelamento total dos débitos diretamente com a prefeitura, já que eles possuem formas de reduzir os juros e multas.
Caso eu não pague, o que pode acontecer ?
A falta de pagamento deste imposto pode te gerar problemas sérios, alguns deles são a aplicação de juros e multas por atraso, inscrição do proprietário na Divida Ativa do munícipio, negativação do CPF, entre outras questões.
Em termos mais graves, este problema pode se tornar judicial e o proprietário perder a propriedade levando imóvel para leilão ou penhora para quitação da dívida, por esse motivo é muito importante se planejar para atender a todas essas despesas obrigatórias.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, a Marazul Empreendimentos te ajudar a conquistar o terreno certo, com a despesa que cabe no seu bolso.
Fale conosco pelo Whatsapp.
Comments